logo logo

A Reconstrução de Pedras de Fogo está apenas começando, venha fazer parte dessa história!

Governo de Pedras de Fogo

A Reconstrução continua!

Estamos trabalhando para melhorar a vida de todos os pedrafoguenses!

Saiba mais

Paraíba, Brasil (BR)

140 Rua Manoel Alves, Centro, Pedras de Fogo - PB, 58328-000

Telefone: 81 3635-1081 (Recepção e Protocolo)

gabinete@pedrasdefogo.pb.gov.br

Administração

Chegou a hora de declarar o seu imposto de renda 2023

18/03/2023 | 800

Chegou a hora de declarar o seu imposto de renda 2023, por isso solicite os comprovantes de rendimentos por meio do e-mail ou 1doc.

Além disso, os interessados também deverão ficar atentos aos documentos necessários: nome completo, CPF e data de nascimento.

O imposto de renda é um tributo que incide sobre os rendimentos das pessoas físicas residentes no Brasil. A declaração do imposto de renda 2023 deve ser enviada à Receita Federal entre 15 de março e 31 de maio de 2023.

Para fazer a declaração, é preciso ter em mãos os comprovantes de rendimentos recebidos no ano-calendário 2022, como salários, aposentadorias, pensões, aluguéis e outros. Esses comprovantes devem ser solicitados pelos servidores por meio do e-mail ou do sistema 1doc, que é uma plataforma digital para gestão de documentos e processos.

Além dos comprovantes de rendimentos, também são necessários outros documentos para preencher a declaração, como:

– CPF e título de eleitor;
– Comprovante de endereço;
– Informe de rendimentos financeiros fornecido pelo banco;
– Recibos e notas fiscais relativos a despesas médicas, odontológicas, educacionais e previdenciárias;
– Comprovante de pagamento ou recebimento de pensão alimentícia;
– Documentos referentes à compra ou venda de bens imóveis ou móveis;
– Documentos referentes à doação ou herança recebida ou realizada;
– Dados da conta bancária para restituição ou débito das cotas do imposto.

A declaração do imposto de renda pode ser feita pelo programa gerador da Receita Federal, pelo serviço online Meu Imposto de Renda ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets. O contribuinte deve escolher o modelo simplificado ou completo da declaração, conforme a sua conveniência.

Após enviar a declaração, é possível consultar o status da mesma pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo. Se houver imposto a pagar, o contribuinte deve emitir o DARF (Documento de Arrecadação das Receitas Federais) e pagá-lo até o vencimento. Se houver imposto a restituir, o contribuinte deve acompanhar o calendário dos lotes da restituição.

É importante fazer a declaração do imposto de renda dentro do prazo e com as informações corretas para evitar multas e cair na malha fina. Em caso de dúvidas, consulte as orientações da Receita Federal ou procure um contador.