Cultura

PARCERIA ENTRE PINACOTECA DA UFPB E SECRETARIA DE CULTURA DISPONIBILIZA ACERVO AO PÚBLICO

17/10/2024 | 7

A Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Secretaria de Cultura de Pedras de Fogo firmaram uma importante parceria que visa ampliar o acesso da população às obras de arte e ao patrimônio cultural. Com o objetivo de democratizar a arte e promover a valorização cultural, a parceria disponibiliza um acervo rico e diversificado ao público, composto por obras de diversos artistas renomados.

O acervo, antes restrito às paredes da Pinacoteca da UFPB, agora pode ser apreciado no Casarão da Cultura de Pedras de Fogo. A ação, segundo a Secretaria de Cultura, faz parte de um esforço para descentralizar a arte e criar um elo mais forte entre a universidade e a população. Outro fator importante é a consolidação do Casarão da Cultura como Museu Municipal. Ao acolher acervos, o local se fortalece nesta perspectiva.

Três exposições já passaram pelo Casarão da Cultura. A parceria conta com a articulação do Professor Gabriel Bechara, que tem possibilitado o acesso ao acervo da Pinacoteca da UFPB. As exposições são as seguintes:

A primeira:

Trata-se de coleção de xilogravuras e pinturas de renomados artistas nordestinos, como José Lyra, Nivalson Miranda, Manuel Batista de Souza, José Crisológo e José Ramalho. As obras desses artistas retratam a cultura e a história do Nordeste.

A segunda exposição foi a seguinte:

Coleção de xilogravuras de renomados artistas pernambucanos e paraibanos, como José Costa Leite, José Miguel, Clóvis Júnior, José Borges e Marcelo Soares. As obras retratam a riqueza cultural do Nordeste, capturando a essência das tradições e do cotidiano nordestino.

Atualmente está acontecendo a terceira exposição:

Trata-se do álbum "Retratos do Maranhão", do artista carioca Silvano Bezerra. O álbum contém desenhos reproduzidos que retratam as pessoas que transitam pelas ruas e vielas da capital do Maranhão, como vendedores, carroceiros e barqueiros. Por meio de suas obras, Silvano traz a beleza dos pequenos instantes que presenciou na cidade de São Luís.

Após a atual exposição, uma quarta será disponibilizada ao público:

A Pinacoteca da UFPB vai apresentar uma coleção de reproduções de obras de renomados artistas internacionais, como Gustav Klimt, Georges Seurat, Michelangelo, Leonardo da Vinci, Velázquez, Pablo Picasso, Hieronymus Bosch, Sandro Botticelli, Francisco Goya, Rembrandt, Johannes Vermeer, Caravaggio e Peter Paul Rubens. Essas obras retratam uma rica diversidade de estilos e temas, capturando a essência das tradições culturais e históricas de suas épocas. Convidamos o público a refletir sobre a beleza, a emoção e a complexidade da condição humana que essas obras transmitem.

Todas as obras são reproduções das originais. Durante as exposições, diversas escolas de Pedras de Fogo, Itambé e Alhandra trouxeram suas turmas para contemplar as obras expostas. Nas quintas-feiras uma equipe da Pinacoteca vem disponibilizar uma visitação guiada ao público. Dessa forma, com os alunos, a equipe faz diversas atividades práticas após apresentação do acervo. O acesso é gratuito.

A parceria entre a Pinacoteca da UFPB e a Secretaria de Cultura de Pedras de Fogo representa um importante passo na promoção da arte e da cultura na região, tornando o acesso ao patrimônio artístico mais inclusivo e aproximando a comunidade das representações culturais.