logo logo

Ao assinar, você concorda com nossa Política de Privacidade
Rua Dr. Manoel Alves da Silva
Rua Dr. Manoel Alves da Silva, 140, Pedras de Fogo 58238-000
Contato:

0800 000 2877 / 81 3635-1081

Cultura

Patrimônio Cultural, Mestre Araújo completa 103 anos

Mestre Araújo é um patrimônio vivo de Pedras de Fogo. Há mais de 87 anos ele brinca Cavalo Marinho e é referência na região. Rabequeiro nato, comanda sambadas do folguedo popular, sendo inspiração para as futuras gerações de brincantes.

O Mestre já foi premiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é considerado patrimônio vivo e cultural, ainda está em atividade e continua encantando a todos aos 103 anos. Nesta data especial de seu natalício, o governo de Pedras de Fogo deseja um feliz aniversário e vida longa a este gênio da Cultura. Parabéns!

João Cezário Venâncio nasceu em 1922 e começou a brincar Cavalo Marinho aos 16 anos, em 1938. Este artista popular comanda há décadas a mais tradicional expressão do folguedo em Pedras de Fogo. Como Mestre do Cavalo Marinho Boi de Ouro, João Araújo, como é conhecido, ainda se apresenta nas ruas, praças e avenidas do município.

A barreira do tempo parece não impedir o centenário artista de fazer a arte pulsar dentro de si, extrapolar seu ser e desembocar nas apresentações: que divertem, encantam e tocam os amantes da cultura popular. Araújo é resistência. Nem o tempo segura este Mestre. Muitos anos de vida, é o que deseja todos pedra-foguenses!

Este conteúdo foi útil?
0 de 0 pessoas acharam útil

Artigos Relacionados

Espetáculo “A Natureza Encantada” encanta público estudantil em Pedras de Fogo
Cultura
Espetáculo “A Natureza Encantada” encanta público estudantil...

Na tarde desta quinta-feira (06), a Secretaria Executiva de Cultura promoveu o e...

Nov 07, 2025
Banda da PMPB e Filarmônica 5 de Maio encantam o público em noite memorável em Pedras de Fogo
Cultura
Banda da PMPB e Filarmônica 5 de Maio encantam o público em...

A noite do último sábado (8) foi de emoção, música e reencontros na Praça da Con...

Nov 09, 2025
Casarão da Cultura recebe alunos da Escola Integral para sessão do Cine Debate
Cultura
Casarão da Cultura recebe alunos da Escola Integral para ses...

Hoje (16), o Casarão da Cultura de Pedras de Fogo foi palco de uma tarde especia...

Oct 16, 2025
Compartilhar
Cultura
80
Desenvolvimento Social
79
Educação, Cultura e Desportos
78
Saúde
73
Infraestrutura
28
Inscreva-se na nossa newsletter!
Não enviamos spam