Na noite desta quinta-feira (8), as turmas do Núcleo Cultural do município realizaram a 5ª Mostra de Dança Contemporânea, encantando o público presente na Praça da Mangueira. A apresentação está dentro das ações de comemorações pelos 72 anos de emancipação política de Pedras de Fogo.
O evento foi o pontapé inicial de uma série de apresentações culturais que vão movimentar praças e outros espaços públicos durante todo o mês de maio. A proposta da Secretaria de Cultura é ocupar esses locais com atividades artísticas, promovendo acesso gratuito à cultura e valorizando os talentos locais.
“Realizamos a quinta Mostra de Dança Contemporânea com as quatro turmas do Núcleo Cultural — turmas maravilhosas, com pessoas de todas as idades, meninos, meninas, mulheres, homens, todos dançando com muita alegria. Estou muito feliz por estarmos fazendo isso aqui, na Praça da Mangueira. Hoje, essa praça se transforma: é a Praça da Arte. Ela tem se tornado palco para apresentações artísticas e movimentos culturais importantes. Ocupar os espaços públicos com arte, cultura e alegria é fundamental”, disse a professora Nika Barros.
A Mostra de Dança Contemporânea levou ao palco coreografias que emocionaram e prenderam a atenção dos espectadores, numa demonstração da potência criativa dos alunos do Núcleo Cultural. O público respondeu com aplausos, reconhecendo a importância de ações como essa para o desenvolvimento cultural da cidade.
Para o pai de uma das alunas, senhor Jailson Matos, é gratificante ver mais uma apresentação como essa. “Não é só importante para nós, pais, mas também para os bairros, porque tira nossos filhos da zona de conforto, incentiva a fazerem coisas novas e a enfrentarem novos desafios. Isso transforma a vida deles”, disse.
As celebrações dos 72 anos de Pedras de Fogo seguem com uma programação variada, que inclui música, teatro, exposições e oficinas. A Prefeitura convida todos os moradores a participarem e celebrarem juntos a história e a identidade cultural do município.