Carregando...

O Centro Integrado de Atendimento à Criança com Deficiência, CIACD, realizou, na manhã dessa sexta-feira (4), uma caminhada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento teve como objetivo promover a inclusão, sensibilizar a população sobre o respeito e fortalecer o acolhimento às pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista - TEA.

A caminhada teve início na sede do CIACD e seguiu até o Parque Ecológico, onde ocorreu a culminância das atividades. Durante o percurso, crianças atendidas pelo serviço, familiares, profissionais da saúde, além da comunidade em geral, participaram do ato vestindo azul – cor símbolo da conscientização do autismo – e carregando cartazes com mensagens de apoio à causa.

Mauricélia, mãe de João Miguel, criança atendida pelo CIACD de Pedras de Fogo, participou do momento. Ela realçou que seu filho teve um avanço significativo em todas as áreas após o acompanhamento feito pela equipe. Mauricélia e João moram na Fazenda Redenção, zona rural do município de Pedras de Fogo.

No Parque Ecológico, foram promovidas atividades interativas e momentos de compartilhamento de experiências entre as famílias e os profissionais envolvidos no atendimento às pessoas com TEA. A programação reforçou a importância da empatia e da construção de uma sociedade mais acessível e inclusiva.

O secretário de Saúde mencionou que cerca de 290 crianças são atendidas pelo Centro de Inclusão e Apoio à Criança com Deficiência do município. Henrique Rodrigues ainda realçou que em breve Pedras de Fogo vai contar com um novo espaço para acolher as famílias que necessitam do serviço.

A ação foi promovida pelo CIACD como parte do compromisso da instituição em ampliar a visibilidade do tema e garantir que cada pessoa autista receba respeito, compreensão e apoio adequado para seu desenvolvimento.

Comentários