Neste Dia Mundial de Combate às Zoonoses, o Governo de Pedras de Fogo destaca a relevância da conscientização sobre as doenças que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos. Zoonoses como raiva, leptospirose, leishmaniose, esporotricose, tuberculose, toxoplasmose e brucelose representam um risco real para a saúde pública, mas a boa notícia é que a prevenção é a melhor ferramenta para proteger sua família e seus animais de estimação.
A gestão municipal reforça, nesse contexto, a importância do conceito de Uma Só Saúde (Saúde Única). Essa é uma abordagem vital que reconhece a inseparável conexão entre a saúde humana, animal e ambiental, sublinhando a necessidade de tratá-las de forma conjunta e integrada.
Para prevenir e controlar essas doenças, ações simples, porém eficazes, são essenciais. Manter a vacinação dos animais em dia, cuidar da higiene do ambiente onde eles vivem e evitar o contato com animais desconhecidos são medidas cruciais para a segurança de todos.
"Reafirmamos que cuidar da saúde animal também é cuidar da Saúde Pública. A responsabilidade é de todos nós", disse Henrique Rodrigues, secretário de Saúde de Pedras de Fogo.